O segredo para vender mais: conheça as métricas capazes de alavancar negócios

 In Notícias Selecionadas

Indicadores entregam parâmetro de todas as áreas de uma empresa, o que permite medir a rotatividade de funcionários e também a taxa de conversão

Para medir os resultados de um negócios, muitos empreendedores utilizam as métricas, que são indicadores voltados justamente para este fim. É possível ter um índice como parâmetro em todas as áreas de uma empresa, o que permite medir a rotatividade de funcionários e taxa de conversão para medir a saída de produtos, por exemplo. Isso facilita o trabalho e ajuda o empresário a vender mais.

Pensando nisso, a CEO da Francisca Joias, Sabrina Nunes, listou algumas dicas para ajudar o empreendedor a medir a eficiência do seu setor de vendas. Confira quais são e veja como elas podem ajudar a vender mais:

 

1) Ticket médio
Por meio deste indicador, é possível apontar a média de dinheiro que cada cliente representa para a empresa. Além disso, ele molda o processo comercial e influencia a forma como seu produto é visto pelo mercado. Assim, para se calcular o ticket médio, basta dividir o montante das vendas pelo número de pedidos realizados. Ou seja, se você vende 10 mil reais para 250 clientes, você tem um ticket médio de 40 reais.

 

2) Taxa de conversão

O uso desta métrica possibilita apresentar a quantidade de vendas efetivadas. Ela serve para comparar seu esforço de vendas com o seu resultado efetivo e também para calcular a máquina de fazer dinheiro do seu negócio. A taxa de conversão aponta a quantidade de pessoas que você deve falar para conseguir x números de vendas. Para fazer o cálculo, basta dividir a quantidade de contatos realizados pelo número de vendas fechadas. Se você fez 50 contatos e fechou 7 contratações, então a sua taxa de conversão foi de 7,14.

 

3) Follow-up

Continuando com o exemplo acima, caso você tenha a taxa de conversão de 7,14 e diminuir de 100%, você teve uma taxa de não fechamento de vendas de 92,86. O que você faz com esses 43 clientes que não fecharam a compra ainda? Descarta? Errado! É necessário entrar em contato e saber o motivo de não ter conseguido vender. A chance de efetivação da transação está totalmente perdida? Qual o motivo? Tudo isso deve ser registrado. É isso que a taxa de follow-up faz por você. Ela briga para aumentar a sua taxa de conversão.

 

Fonte: IG – Economia

Start typing and press Enter to search