Administração de empresas: você sabe gerir um negócio? Veja dicas

 In Notícias Selecionadas

Young handsome man workingAprenda a tornar seu negócio eficiente e lucrativo com o desenvolvimento de habilidades financeiras e organizacionais

Uma administração bem-sucedida pode melhorar o total de operações realizadas em uma empresa, incluindo a produtividade dos funcionários e a rentabilidade da companhia. Para garantir esse tipo de gestão de negócios, aqueles que ocupam cargos de liderança devem adotar uma série de comportamentos que visam promover a realização de metas de curto e longo prazo. Todos os recursos devem ser usados ao máximo para que os resultados desejados possam ser atingidos. Para que isso possa acontecer, é importante seguir algumas dicas.

 

Planejamento

Uma administração bem sucedida requer planejamento para o futuro da organização. Metas de curto prazo são importantes, mas pode ser necessário pensar lá na frente para definir as estratégias que serão implementadas. Um bom administrador deve sempre ter uma visão de longo prazo. Uma maneira de fazer isso é preparar um documento onde devem constar todos os objetivos da empresa – tanto de curto quanto de longo prazo -, juntamente com as estratégias para atingir esses objetivos.

 

Parcerias
Administrar uma empresa é uma responsabilidade enorme. Por isso, os gerentes devem colocar nessa função pessoas que, de fato, perseguirão os objetivos da empresa. Esses administradores deverão refletir e planejar parcerias com muito cuidado. Contatos e relacionamentos podem melhorar um negócio, mas ligações erradas podem causar grandes danos.

 

Competitividade
Manter o preço e a qualidade de um produto ou serviço competitivos também garante o sucesso de um negócio. Isso implica pesquisa de mercado, boa comunicação com os funcionários e estabelecimento de padrões de desempenho, palavras-chave para uma administração eficiente.

 

Organização
Organização também contribui para a gestão de um negócio. Isso inclui a organização de materiais de escritório dentro do espaço de trabalho e o estabelecimento de uma pessoa que será responsável por gerenciar os pedidos por esse tipo de produtos semanalmente ou mensalmente para que os custos de entrega sejam reduzidos.

 

Cronograma
Atribuir tarefas e atribuições a esmo só serve para criar caos. Para cada tarefa e atribuição deve ser dado um prazo. Quando prazos e cronogramas são estabelecidos, é possível identificar quando e por quem as tarefas estão sendo realizadas, e assim, melhorar a gestão do tempo e a eficiência do escritório.

 

Registros atualizados
O arquivamento de registros lógicos, bem conservados e atualizados são o segredo para um ambiente de trabalho bem-sucedido. Arquivos eletrônicos devem ser salvos e armazenados diariamente e arquivos de papel mantidos em uma área segura.

 

Definição de tarefas
Definir tarefas para todos os membros da equipe é fundamental. Deveres compartilhados são comuns, mas é importante que uma pessoa não carregue sozinha o fardo de todas essas atividades.

 

Manuais de procedimentos
Manuais de procedimentos para tarefas administrativas funcionam muito bem para manter o trabalho consistente e impedir que passos importantes não sejam seguidos. Esses manuais devem ser mantidos atualizados e entregues a todos os funcionários que ingressarem na empresa.

 

Estabelecer políticas
Políticas podem ajudar a definir o humor do escritório e evitar qualquer má conduta indesejada. Elas podem definir a etiqueta para o uso do e-mail corporativo e da internet durante o horário de trabalho e os intervalos e a pausa para o almoço. Essa série de normas mantém um senso de profissionalismo entre os funcionários.

 

Orçamento
Não é bom para nenhuma empresa sofrer com excesso de gastos. Portanto, é fundamental definir quais são as despesas e fazer um orçamento.

 

Quer ser um administrador de empresas?
O indivíduo que busca uma carreira em administração precisa gostar do mundo dos negócios. Cursos de graduação ou pós-gradução, ou mesmo um MBA em administração de empresas preparam os estudantes para adquirir espírito de liderança, além de habilidades financeiras e organizacionais necessárias para tocar um negócio, seja ele grande ou pequeno. Cursos livres ou de especialização também podem ajudar esses profisionais a desenvolver estratégias ligadas à área de comércio e contabilidade, indispensáveis para a administração de uma empresa.

Start typing and press Enter to search