A profissão contábil e seus desafios

 In Notícias Selecionadas

profissional-escritorio profissão contábilO mês de setembro, período em que se comemora o Dia do Contador (22), é uma oportunidade ímpar para que se gere na sociedade uma reflexão sobre a importância desta profissão na vida do cidadão, em meio às empresas de grande, médio e pequeno porte, das instituições públicas e companhias privadas.

A prerrogativa do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, além de registrar os contadores e fiscalizar o seu exercício profissional, também é de promover a educação continuada com o fim de obter a excelência e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. E quanto maior é a qualidade, maiores são as exigências e responsabilidades. Nos últimos anos, o contador passou de um simples prestador de serviços a um gerenciador de informações importantes dentro de uma empresa, com profundo conhecimento tributário, o que lhe confere condições de colaborador fundamental, especialmente em tempos econômicos mais críticos.

As Ciências Contábeis vêm ganhando gradualmente mais espaço no mercado nacional. A necessidade dos empresários por informações precisas e imediatas sobre a saúde financeira de seu negócio tem feito com que as instituições busquem estar sempre alinhadas com a Contabilidade. O contador deixou de ser o profissional da burocracia para assumir a condição de gestor.

Exatamente pela diversidade que temos na legislação, esse profissional tem se especializado para atender a um perfil específico de empresa. As constantes mudanças na legislação, principalmente na fiscal, por outro lado, têm sido um dos grandes desafios do contador brasileiro. O profissional depende diretamente da legislação para executar o seu trabalho, o que o obriga a estar o tempo todo atento às modificações na Lei. Por isso friso que não podemos parar. O diferencial de cada profissional está no seu conhecimento, na sua capacidade em lidar com as informações e com sabedoria, ética e responsabilidade, orientar o empresário sobre o melhor caminho a seguir.

O período político e econômico pelo qual vive o País não é nada tranquilo, porém está favorável para a Contabilidade, já que se trata de um momento em que podemos reconquistar a confiança do povo brasileiro com ações sustentadas por prestação de contas, transparência e informações úteis para tomada de decisão, a partir de registros, controle e variações patrimoniais. Atuar na legalidade, com rigor e dentro da lei é uma das formas de também valorizar o profissional.

A sociedade tem enxergado, a cada instante, a importância deste profissional contábil nas decisões que impactam a vida do contribuinte, e como a presença de um contador nas mais variadas deliberações, em especial as técnicas, faz a diferença para os rumos de uma empresa e também para a organização das finanças pessoais. Parabenizamos o Contador pelo seu dia, certos de que a sua contribuição é inestimável para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e das Nações.

Autor: Rangel Francisco Pinto

Fonte: Diário de Goiás

Start typing and press Enter to search